Minhas vitórias

Sabe o que todas as minhas vitórias tem em comum? O pensamento em desistir durante todo o processo. Afinal, em todas elas eu tive sempre grande aprendizados. Aprender dói. E geralmente me faz pensar em desistir. É quase como quanto eu tentei andar pela primeira vez que, apesar de não lembrar, provavelmente chorei algumas vezes por cair (não poeticamente) no chão. E assim foram com todas as lições que tive. E quanto mais eu quis aprender, quanto maior o desafio, mais doía.

E esta dor não é fácil de suportar, até porque ela me fez desistir algumas vezes. Desisti do judô, futsal e quase desisti de aprender quando disse aos meus pais que fazer escola, inglês, digitação e um esporte era demais para mim.

Nos meus últimos anos ando desistindo de desistir. Talvez seja a maturidade me ajudando um pouco. Toda a vez que penso em desistir vem o lema dos Engenheiros do Hawaii que diz mais ou menos assim: eu não vim até para desistir agora. E de fato! Quanto mais desisti de desistir, mais difícil fica de desistir. Pois renunciarei a muita coisa. Uma desistência significa desistir de todo o resto que aguentei esse tempo todo. Significa que vai doer ainda mais do que dói para aprender.

E a dor de aprender está me deixando cada vez mais forte. É quase como o ditado de que o que não mata, o deixa mais forte. A dor do aprendizado só faz com que eu seja mais forte hoje para aguentar as tentações e pensamentos de novas desistências. Deixemos as desistências apenas para meus devaneios e que a força de todas os meus aprendizados sejam fortes o bastante para suportar as novas tentações.

About Luis Renato dos Santos

Um eterno crítico viciado em coisas boas.

Deixe uma Resposta

Autocritica

Textos fictícios de uma vida real. Sempre me critico com a mesma veemência que me idolatro. A autocritica já faz parte da minha vida.
